Contos da vida cotidiana, por Antônio Manoel da Silva

Ficção e realidade com muito humor fazem parte das obras do servidor do TRT12.

01/07/2022 13:34
A+ A-

Contos inspirados em fatos e vivências do cotidiano com familiares, vizinhos e amigos, todos mesclados com ficção e realidade, dosados com pitadas de humor. Esse é o enredo dos livros de contos do servidor Antônio Manoel da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (12ª Região).

Em o “Bicho Vai Pegar”, explica que, por se tratar de contos, as ideias fluíram com muita facilidade, o que favoreceu a escrita. “O trabalho literário não foi realizado de modo contínuo. São contos que eu comecei a escrever em 2016 e o último só terminei em 2020, ano em que todos foram reunidos para serem publicados”, pontua.

Ao total, o livro reúne vinte contos, a maioria envolvendo animais em suas tramas, inspiradas em fatos do cotidiano. “São todos mesclados no verídico com o imaginário, astutamente dosados com pitadas de humor. Por isso, o título 'O Bicho Vai Pegar'", explica.

Antônio conta que, devido à pandemia do coronavírus, o livro teve que ser lançado de modo estritamente familiar, em outubro de 2020, e sua venda foi unicamente feita por meio das redes sociais. “A grande vantagem de se ler um livro de contos, diferentemente de outros tipos de literatura, é que a atenção do leitor não precisa estar totalmente em sintonia com todo o teor da obra, senão apenas atrelada a cada conto. E por assim ser, é que torna a leitura mais rápida, gostosa e emocionante”.

Em sua segunda obra, o “Pasquins”, o autor baseia-se em fatos reais, retratando vivências cotidianas, colhidas no seio familiar, ou extraídas de outros ambientes, em momentos de lazer e entretenimento. “A obra foi escrita em versos poetizados, com quadras e sextilhas, atribuindo-se, sempre que possível, a métrica e a rima, com um toque sutil de humor, características intrínsecas deste tipo de literatura”.

Para adquirir as obras, é necessário enviar um pedido para o e-mail bielisilva@yahoo.com.br ou WhatsApp (48) 99968-4695, mediante comprovante de pagamento via Pix 344.083.639-87, depósito ou transferência bancária para Banco do Brasil, Agência 16-7, Conta Corrente 135.217-2, no valor de R$ 30, mais despesas postais.

Últimas