Da infância, Iza Bosshard traz as melhores memórias e a inspiração para "A sombra da rãzinha Ambrósia"

Servidora diz que sua primeira obra infantil é um resultado de tudo que já leu e viveu.

12/05/2022 09:13
A+ A-

“As aventuras que vivi na infância e os livros que li, estão entre as minhas melhores lembranças da vida”. Com essa frase, Izabela Maria da Rocha Bosshard, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), deixa clara a sua trajetória até a recente publicação do seu primeiro título: “A sombra da rãzinha Ambrósia”.

Mãe de três filhos, sendo uma menina de 4 anos e um casal de gêmeos de 2, ela conta que seu gosto pela leitura começou ainda pequena. “Na casa de meus pais havia muitos livros, revistas infantis da Disney, gibis de todo tipo e coleções de estórias infantis, de variados autores”. Ali, ela deu início à paixão pela literatura, vivia cada aventura como se fosse mais um personagem do livro “e trazia toda aquela experiência para vida, em forma de brincadeira. Depois é que fui escolhendo os clássicos da literatura brasileira, tipo Monteiro Lobato, José de Alencar, Machado de Assis e outros.”

De leitora a autora de um exemplar infantil próprio, Izabela diz que tudo começou quando alguns amigos começaram a pedir que ela contasse mais histórias para eles divertirem os filhos, com as aventuras relatadas. Izabela já fazia isso nas conversas e decidiu transformar o hábito? em livro. “Os manuscritos para crianças são, em regra, curtos, por isso não demandam um longo tempo para a elaboração. Quando a ideia surge, vem a vontade de escrever. O diferencial é o olhar através do qual você descreve um fato simples da vida real, transformando tudo, em uma aventura mimosa e infantil”, disse.

O processo criativo, segundo ela, tem início em uma lembrança, frase ou uma ideia rápida que começa a ser desenvolvida, “conforme decorra de uma experiência da vida ou da criatividade. Eu anoto tudo o que estou pensando para depois ir aprimorando o manuscrito. Quando sinto que o texto está pronto, libero para outros olhares.”

No caso do seu primeiro lançamento, "A sombra da rãzinha Ambrósia", Izabela aponta que a obra é um resultado de tudo que já leu e viveu, pois se trata de fato simples da vida, relatado sob o olhar da fantasia e da diversão da criança que existe até hoje, em seu íntimo. “O livro tem cenários vistos por mim, mas é uma criação que achei divertida. Vi que esse livro divertiu e deixou uma mensagem positiva para as pessoas que leram, quando ainda era um manuscrito.”

O projeto que por algum tempo, por conta das dificuldades cotidianas, ficou esquecido, foi concluído, segundo Izabela, através de ações de pessoas queridas que a rodeiam. “Não digo que procurei o livro, digo que ele me encontrou, por acaso. Então, hoje sou grata a todos que contribuíram para a concretização deste projeto. Meus pais hoje falecidos, irmãs, filhos, amigos, e, principalmente, a editora que acreditou nele.”

O livro já está à venda na Editora Dialética nas versões física e digital, além das Lojas Americanas e Amazon, onde basta procurar pelo nome do livro ou da autora, e o lançamento será em breve na cidade do Recife (PE). Trata-se de uma aventura vivida na mata de uma cidade mágica, onde a rã (personagem principal) mostra que, com coragem, treino e modéstia, podemos superar grandes obstáculos.

Os interessados no livro e demais produções de Iza da Rocha Bosshard (sua assinatura no livro) podem acompanhar o Instagram @docinfantes. Nele, a servidora dialoga com as pessoas que se interessam pelos assuntos variados que são publicados ali.

Últimas