Pelo mundo afora: conheça os relatos do servidor Oswaldo Buzzo sobre suas caminhadas no Brasil e no exterior

Destinos inesquecíveis e experiências compartilhadas por meio de um blog incentivam a prática de exercício e o autocuidado.

09/12/2021 15:00
A+ A-

Já pensou em percorrer mais de 90 mil quilômetros a pé e conhecer o Brasil e outros países pelo mundo? Esse é o roteiro de vida do servidor aposentado há dez anos do TRT15, Oswaldo Buzzo, cujas experiências são compartilhadas por meio de um blog que ele mantém como um diário com fotos e relatos das viagens, e já acumula mais 2 milhões de visualizações

Até o momento, Buzzo já percorreu mais de 100 caminhos diferentes a pé, sendo 16 vezes o Caminho de Santiago na Espanha, dentre outros no Brasil e Europa, perfazendo um total superior a mais de 90 mil quilômetros, o que equivale a mais de duas vezes a volta na terra, cuja extensão é de 39.840 km. “Meu intuito é incentivar os outros a praticarem caminhada e cuidar da saúde”, destaca.

Como tudo começou

A história de Oswaldo Buzzo nas caminhadas pelo mundo se iniciou quando ele parou de praticar corridas de rua, em janeiro do ano 2000, por lesões repetitivas na coluna. Seu primeiro desafio foi percorrer o Caminho de Santiago na Espanha, um percurso de 820 quilômetros vencidos em 28 dias.

Nos retornos ao Brasil, ele sempre publicava os relatos das aventuras num jornal local. “Então, em 2008, eu resolvi adquirir um espaço para reunir todas as minhas publicações anteriores e futuras. Ao longo desse tempo, a página já ultrapassou mais de 2 milhões de visitas, não só do Brasil, mas de vários países do mundo”, conta.

Destinos inesquecíveis

Durante toda sua trajetória de caminhadas, Buzzo destaca as mais especiais para ele. “Foi muito gratificante chegar em Assis e Roma (Vaticano) a pé, e, também, em Fátima (Portugal) e, tantos outros. Mas os locais que mais me emocionaram foram o Santuário Mariano de Aparecida (Aparecida/SP), aonde cheguei 23 vezes a pé, por diferentes itinerários, num total de 10 mil quilômetros percorridos e a cidade de Santiago de Compostela na Espanha, percorrida 16 vezes a pé, depois de andar mais de 11 mil quilômetros, por vários roteiros.”

A força do exemplo

Para Buzzo, suas experiências podem influenciar outras pessoas a praticarem caminhadas para manter a saúde em dia, independente da idade. “Vivenciamos uma época em que a saúde é primordial e caminhar no campo ou na cidade representa uma maneira de superarmos o estresse e nos conectarmos com o sagrado que carregamos na alma. Assim, com a publicação de meus diários, tento incentivar pessoas a seguirem meus passos, mostrando que a idade não é empecilho, ao mesmo tempo em que se pratica uma atividade saudável e proporciona enormes benefícios tanto no plano físico quanto no espiritual”, comenta.

Para saber mais sobre as aventuras das caminhadas e peregrinações de Oswaldo Buzzo, é só acessar o site www.oswaldobuzzo.com.br. Lá estão publicados mais de 100 diários, com fotos, histórias, informações específicas e dicas para quem quiser caminhar pelos locais por onde ele já passou.

Últimas