2020 no Espaço Cultural: recorde de participações

22 associados compartilharam suas histórias no blog. Relembre!

07/01/2021 13:08
A+ A-

Romper os silêncios e mostrar-se como escritor (a), fotógrafa, músico, cantor (a), poeta, animadora gráfica e professora. É o que fazem diversos associados da ANAJUSTRA Federal quando compartilham sua criação subjetiva e intelectual no blog Espaço Cultural.

Em meio aos desafios da vida pessoal e profissional, a cultura e suas diversas formas de expressão e manifestação tornaram-se, mais do nunca, primordiais para sobreviver ao ano de 2020. A música, a poesia, a literatura e a fotografia tornaram-se abrigo ou ponto de partida para novas jornadas.

Em 2020, o Espaço Cultural teve recorde de participações: 22 associados contaram um pouco de suas histórias de vida e dedicação ao que mais amam fazer, para além do trabalho no Judiciário. A novidade fica por conta das narrativas de Ari Wagner Coelho e Chagas Brandão que se dedicam a modalidades esportivas.

Faça parte do blog Espaço Cultural

Desde 2008, o blog é similar a um oásis, um espaço de vida que valoriza as atividades exercidas pelos servidores do Judiciário Federal. Para se manter todos esses anos em pleno funcionamento, alguns elementos férteis são fundamentais, nesse caso, a criatividade e a colaboração dos associados, que contam sua história e passam a fazer parte deste espaço. Além disso, também destacamos e aproveitamos para agradecer os leitores do blog, que apoiam as criações dos colegas e compartilham os posts.

Confira as histórias publicadas em 2020 (em ordem alfabética)!

Antônio Carlos Lessa - TRT3

A quarentena foi um período de aprendizado e dedicação a novas habilidades para o servidor Antônio Carlos Lessa, do TRT3. Ele descobriu uma nova atividade criativa: a composição de músicas autorais. O músico criou o canal no YouTube “AC.Lessamusicas” e compartilhou suas primeiras criações. Confira no post!

Ari Heck - TRT4

Autor de seis obras, o associado Ari Heck, aposentado pelo TRT4, compartilhou duas novidades em 2020: a versão digital do livro "Um jogador muito especial", em junho, e o lançamento de "Arizinho e a Pandemia" no formato drive thru, em dezembro. Leia os posts publicados em junho e dezembro.

Ari Wagner Coelho - TRT9

No fim de 2019, o associado Ari Coelho realizou uma de suas viagens pelo Brasil: saiu de Paranaguá (PR) e foi até Corumbá (MS) de bicicleta. "A ideia de ir a Corumbá surgiu do convite feito por uma sobrinha que reside naquela cidade. No final de setembro de 2019 iniciaram-se os preparativos, traçado do roteiro, verificadas as distâncias entre uma cidade e outra, revisão completa da bike, separação do equipamento, e condicionamento físico, consistente apenas em pequenas pedaladas locais para acostumar braços, pernas, corpo e, as nádegas", descreve Ari.

O relato completo da viagem está disponível no blog!

Ariadna Carraro - Justiça Federal do Paraná

Durante a semana, Ariadna Carraro, servidora da Justiça Federal do Paraná, atua na coordenação da Central de Mandados, e, aos sábados, se dedica à escrita literária. Graduada em Letras (Inglês/Português), ela se tornou escritora há pouco tempo e mesmo tendo apenas um dia da semana para materializar as histórias e personagens, Ariadna já tem mais de cinco obras finalizadas. Ficou curioso para ler as criações da escritora Ariadna Carraro? Leia o perfil publicado no Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal e acesse os livros à venda.

Bueno Vieira Franco - TRT9

Após quase seis anos de dedicação à escrita da série "O Despertar dos Elementos - A Crônica dos Dez Caminhos", Bueno Vieira Franco, servidor do TRT9, lançou o primeiro volume em formato impresso pelo Clube de Autores e digital, disponível no site da Amazon. Mais seis volumes estão a caminho, no entanto, não há pressa para que eles sejam finalizados porque atualmente ele encara a escrita literária como um hobbie. Os detalhes do processo criativo estão publicados no post.

Cláudio Barros - TRT22

Para algumas pessoas, o processo criativo é cheio de percalços e torna-se uma barreira para a expressão artística. Para o associado Cláudio César de Oliveira Barros, do TRT22, é necessário apenas alguns minutos para transmitir as ideias para o papel.

Em formato de poema, e até quando o texto escrito não se encaixa em um formato, Cláudio deixa a criatividade fluir e compõe sua história externando palavras.

Leia o perfil completo e quatro textos do escritor no blog do Espaço Cultural.

Chagas Brandão - TRT24

Em 1993, Francisco Chagas Brandão tomou posse no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Além da mudança definitiva para Campo Grande (MS), ele mudou o estilo de vida e iniciou os treinos de musculação. "Desde então não parei de treinar", diz o associado. Em 2019, ele decidiu começar a preparação para participar de campeonatos, dentre eles, o "Muscle Contest Nacional", realizado em Campinas (SP), no mês de novembro. Chagas concorreu na categoria Men’s Physique Master, para participantes acima de 50 anos, e foi premiado em segundo lugar.

Conheça um pouco mais da história do associado e fisiculturista no blog.

Cristina Gemaque - TRT8

A fotógrafa e servidora do TRT8, Cristina Gemaque, é apaixonada por papéis de carta e cartões-postais. Além de colecionadora, ela resolveu compartilhar as fotografias de sua autoria dos lugares preferidos da cidade de Belém em cartões-postais. “Essa ideia surgiu de uma memória afetiva, de um encantamento antigo." Os cartões e algumas fotos de seu portfólio estão à venda em vários locais da capital paraense. Confira nos dois posts sobre o assunto: publicado em março e novembro.

Consuelo Pagani - TRT17

“Poesia é algo escrito com a inspiração poética e não só com a mente cognitiva. É algo escrito com a força intrínseca que habita todo o seu ser.” Para Consuelo Pagani, a descoberta da poesia como força de expressão aconteceu ainda na infância. A associada, que atua no TRT17, é escritora, poeta e arteterapeuta, com poesias escritas desde os nove anos. Leia ou relembre a história no Espaço Cultural.

Daniel Morais - TRT15

“Heavy metal, punk rock e rock and roll.” Quem pergunta para o associado Daniel Morais, do TRT de Campinas, quais os gêneros e influências musicais favoritas, saberá que ele é rockeiro desde criança. Há dez anos, ele participa da banda "Bob do Rock", de rock alternativo que valoriza a composição autoral e já tem dois CDs lançados de maneira independente. Assista ao clipe da "Bob do Rock" no blog.

Eneida Dias de Miranda - TRT13

Existencialismo, natureza, amor e aspectos do cotidiano. O terceiro livro da servidora aposentada pelo TRT13, Eneida Dias de Miranda, será lançado com poemas e textos de autoria própria. Desde que começou a dar vida aos poemas, ela conta: "nunca mais parei de colocar no papel o que me vem à mente, lógico que com um viés que sugira, pelo menos aos olhos e à consciência de alguns, certo sentimento poético". Entre em contato com a poeta para adquirir exemplares dos livros "Percepções", "A Poética Vivência Do Ser!" e "Pontos & Versos". Envie sua mensagem para: cenerentolapb33@gmail.com. Confira!

Fernando Luiz Borges Júnior - TRT5

Filho de uma soprano e de um barítono, para Fernando Luiz Borges Júnior, do TRT5, cantar foi algo orgânico e partir para o violão foi um detalhe. Após as tentativas de se apresentar em bares e eventos fechados, entre as décadas de 1980 e 1990, por uma incompatibilidade de gosto musical, o de Fernando e dos contratantes, ele partiu para outro projeto: a concepção do CD “Músicas de Esperança”, seu primeiro disco. A renda obtida com as vendas dos CDs é revertida para a doação de alimentos de projetos realizados em Salvador. Conheça a produção musical no blog.

João da Cruz Ramos - TRT12

O poeta J.C. Ramos Filho, associado aposentado pelo TRT12, escreveu uma crônica especial para celebrar o Natal. Intitulado "Corrente do Bem", o texto conta a história de uma menina que encontrou o Papai Noel na noite mais esperada do ano por algumas pessoas. Para J.C., a corrente do bem deve ser praticada o ano todo. Leia no blog!

Laís Faria - TRT3

A paixão pelo cinema surgiu ainda na infância, durante férias na casa da avó, no Rio de Janeiro. O momento especial foi rememorado pela servidora aposentada pelo TRT3, Laís Faria de Oliveira, durante entrevista para o Espaço Cultural. O interesse pela criação de vídeos motivou a publicitária a aprender mais sobre animação gráfica e reunir sua paixão pelo cinema a novas habilidades. Laís é autora do curta-metragem "Fedegoso – O Agente Bond Gases", publicado integralmente no blog e também disponível no YouTube.

Lairte Oliveira Souza - TRE5

O reencontro da associada Lairte Oliveira Souza (TRE5) com as artes plásticas (sua área de formação) durante a pandemia revelou a necessidade de se expressar de outra maneira: “Comecei a escrever memórias e reflexões em meu caderno de cabeceira, alguns poemas, estes bem recentes”. Ela também explica que a mudança na rotina trouxe mais energia para organizar os textos, criar um blog e pintar algumas ilustrações em aquarela. No Espaço Cultural você confere um pouco mais da jornada criativa de Lairte Souza.

Liane Brito - TRT1

Ao longo do tempo, as pessoas mudam, os interesses também, mas as verdadeiras paixões reaparecem quando menos se espera. Com a associada Liane Iracy de Brito também foi assim. "Escrever para mim era tão fácil e natural como respirar. Surgia em qualquer lugar, momento e motivo. Muitas vezes escrevi em guardanapo, ou mesmo no ônibus", diz.

Confira no Espaço Cultural um pouco da produção literária de autoria da associada e escritora.

Maria Alice Gurgel do Amaral - TRT2

"Para onde caminha uma sociedade onde se privilegia apenas o lucro, a desigualdade, a saúde financeira do capital financeiro e econômico em detrimento dos trabalhadores que perdem a sua saúde física, mental e financeira e até mesmo ficam expostos à fome?" O questionamento é feito pela associada Alice Gurgel do Amaral no artigo "A ecologia humana no trabalho: Mudanças são urgentes", publicado no jornal online Estado de Direito. Ela também é articulista do jornal, criado pela advogada e jornalista Carmela Grüne, em 2005, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Confira as outras participações da associada no blog.

Mariah Wagner - Aposentada TRT15

A cantora Mariah Wagner realizou um sonho durante a pandemia: gravou a música "Gabriela", de Tom Jobim, com uma orquestra. A gravação do videoclipe foi feita em casa. Mariah e os músicos do Sexteto Produções superaram todos os desafios para finalizar uma versão do clássico “Gabriela”. O resultado você confere no blog do Espaço Cultural.

Marcelo Branchini - TRT2

“Garanta o Seu Dinheiro - Estudo Sobre a Utilização Prática de Medidas Assecuratórias (Lato Sensu) no Processo do Trabalho” é título do segundo livro publicado por Marcelo Branchini. O e-book é uma ferramenta prática que apresenta reflexões percebidas pelo associado no dia a dia, no Tribunal. Leia o post completo no blog e adquira o livro.

Maurício Vieira - TRT1

A adolescência vivida em plena década de 1980 aproximou o servidor do TRT1, Maurício Vieira, do rock, especialmente do brasileiro, que tinha como expoente as bandas Legião Urbana e Barão Vermelho, por exemplo. Na época, ele aprendeu a tocar violão e guitarra e encarou a aprendizagem com bastante disciplina. Atualmente, Maurício montou um estúdio em casa para registrar suas criações e compartilha as músicas finalizadas em redes sociais e plataformas de streaming. Leia o post!

Mauro Celso Aguiar - TRT12

O pai de Mauro Celso Aguiar, servidor do TRT12, era poeta e escritor. Aos nove anos, além da leitura, a poesia apareceu em sua vida como forma de escrita (fazia redação em formato poético) e de lá para cá, também tornou-se autor de seus próprios versos. A poesia de Mauro convida à reflexão, à análise, à meditação, como ele explica, e tem inspiração nas suas próprias experiências. Ele já publicou poemas em obras impressas (coletâneas e livros individuais) e contou um pouco mais no blog.

Mônica Vieira - Aposentada TRT10

Às vésperas da aposentadoria, a associada Mônica Vieira, do TRT10, participou de um curso realizado pelo Tribunal com o objetivo de se preparar para a nova fase. Após a aposentadoria, em 2015, ela tirou um ano sabático, “para ajustar as velas”. Mudou-se de Brasília para Campinas e definiu seu novo porto seguro. Mônica tornou-se coach e especialista em organização certificada pelo método KonMari. A história completa está publicada no Espaço Cultural.

Últimas