Fotógrafas e servidoras do TRT8 são premiadas em exposição nos Estados Unidos

18/05/2017 11:13
A+ A-

A cidade de Nova Iorque ficou mais morena e Belém (PA) mais internacional durante a feira "Artexpo", realizada entre 21 e 24 de abril, que reúne colecionadores, artistas, fotógrafos, galeristas, comerciantes de arte, designers e compradores de todo o mundo. "Uma troca justa para duas cidades tão distantes econômica e geograficamente, mas tão perto da linguagem universal da arte", disse a fotógrafa e servidora do TRT8 que participou do evento, Cristina Gemaque.

Cristina foi acompanhada de mais dois fotógrafos, Rosana Uchôa, colega do TRT8 e o ex-servidor do Regional, Leonardo Mendonça. Os três compuseram um estande com curadoria de Milene Coutinho e organizado pela Galeria Saphira & Ventura que foi premiado por ter o melhor design. Cristina afirma que a premiação "é um grande reconhecimento por ter olhos para a arte".

Belém em NYC

Cada fotógrafo apresentou dois trabalhos, totalizando seis fotografias, entre elas, as do carioca Leonardo Mendonça, intituladas "Ver-o-Peso" e "Theatro da Paz", que registram pontos principais da cidade de Belém, com a paixão de um paraense de coração. "'Garças em meio ao Ver-o-Peso' e o teto do 'Theatro da Paz' foram exibidos ao mundo com leveza amazônica, e a mesma despretensão de quem admira o mundo se balançando na rede, numa tarde morna", disse Gemaque.

As fotos de Rosana Uchôa, intituladas "Voo Ribeirinho" e "Pé-D’água", mostram a profunda relação dos paraenses com a água, seja a que cai com abundância formando poças pela cidade, seja a que corre caudalosamente nos rios, divertindo as crianças. "Rosana Uchôa tem o olhar apurado das pessoas que captam a alma dos lugares, por isso não é à toa a escolha de um dos quatro elementos básicos, a água", afirmou Cristina.

Cristina Gemaque apresentou as fotos "Luminária" e "Praça do Relógio", que focam o patrimônio cultural e histórico de Belém. As imagens captadas pelas lentes da fotógrafa compõem uma crônica visual que narra parte da encantadora história belemense.

Últimas