Cassia Furtado: servidora cria aplicativo de literatura infantil TecTeca

A servidora aposentada do TRT16 teve a ideia durante um curso de doutorado na Universidade de Aveiro, em Portugal.

25/08/2021 10:05
A+ A-

Cassia Furtado sempre teve um laço com a literatura, e além de servidora aposentada, a associada também é professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Cassia também já coordenou uma rede de bibliotecas e, seu mais recente projeto é o aplicativo TecTeca, que reúne histórias infantis com livros interativos e que se alinham à tecnologia da qual as crianças estão tão habituadas nos dias de hoje.

O projeto nasceu depois da aposentadoria da servidora, enquanto fazia um curso de doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, na Universidade de Aveiro, em Portugal. Durante o curso, Cassia participou de um grupo de pesquisa que criou uma biblioteca digital infantil.

Depois desse período, a associada fez outro curso, desta vez de pós-doutorado, também na Universidade de Aveiro e a TecTeca foi o objetivo de estudo. “O aplicativo já foi tema de diversas palestras, artigos e capítulos de livros, o que confere à plataforma valor científico e segurança como instrumento lúdico que apoie a aprendizagem informal”, explica Cassia.

Além da associada, seus filhos Eugenio e Jéssica Furtado também contribuíram com o desenvolvimento do aplicativo.

TecTeca

O aplicativo TecTeca nasceu com o intuito de ajudar os pais e principalmente as crianças a terem acesso a conteúdos educativos, mas com a tecnologia e modernização que os pequenos estão acostumados. “Reunimos, em uma só plataforma, histórias infantis e ao mesmo tempo em que, oferecemos recursos de interação, aproximando a leitura do mundo tecnológico que as crianças fazem uso rotineiro e gostam tanto”.

A plataforma é um serviço de assinatura de livros digitais para crianças de até 10 anos e tem o diferencial de estar inserido no meio tecnológico, dando às crianças a opção de mudar as características dos personagens, emitir comentários, ouvir a narração, além de criarem o seu próprio avatar.

O aplicativo atende às necessidades das famílias ao oferecer conteúdos educativos. “Sabemos que os pais têm grande preocupação com o conteúdo acessado por eles, uma vez que o principal uso é para vídeos, jogos e redes sociais, ou seja, conteúdo que, às vezes, não trazem nenhum contributo para as crianças e ainda podem colocá-las em situação de vulnerabilidade”.

Outro fator importante, de acordo com Cassia é a segurança das crianças, pois o aplicativo não tem publicidade, links para espaços externos ou contato com outro usuário. “A TecTeca contribui na (re) educação do uso dos celulares e tablets, fugindo do entretenimento vazio para um conteúdo lúdico e profícuo, de fácil acesso e em um ambiente seguro”, finaliza.

O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS, e em sua versão gratuita o usuário tem acesso a um livro. Já na assinatura premium, são mais de 25 livros interativos para as crianças e a cada mês, novas obras são lançadas. Associados da ANAJUSTRA Federal tem 25% de desconto no pacote anual, pagando apenas R$116,10.

Para saber mais sobre a TecTeca, conhecer o benefício, ou ainda enviar uma mensagem, acesse o perfil nas redes sociais, o site do aplicativo ou a página no setor da ANAJUSTRA Benefícios.

Últimas