Armando Damit: servidor aposentado cria canal no YouTube

O canal "Armando Damit" fala sobre História, Tecnologia, Curiosidades e Misticismo.

21/07/2021 10:12
A+ A-

Desde que se aposentou há 10 anos do cargo de Oficial de Justiça do TRT da 5ª Região, o servidor e professor Armando Damit tem se dedicado a diversas atividades, e muitos estudos, mas com o passar do tempo, o associado percebeu que poderia fazer mais. “Embora eu nunca tenha parado de estudar e ler curiosidades, chegou um ponto que me perguntei ‘estou produzindo o quê?’”, lembra.

Armando então decidiu começar a gravar vídeos, mas queria que seu conteúdo passasse conhecimento para as pessoas, não apenas o entretenimento. “O conteúdo foi baseado na minha experiência de vida ou seja História, Misticismo, Tecnologia e Curiosidades, e dentro desse universo eu me achei e estou cada vez mais me aprofundando”, explica. Atualmente, o youtuber tem 15 vídeos que vão desde o Egito Antigo ao naufrágio do Titanic, e ainda, mulheres famosas na História.

Os assuntos dos vídeos são escolhidos após o término de cada gravação, ou ao ver os comentários dos inscritos, se há alguma sugestão de pauta, mas na maioria das vezes a intuição de Armando é a sua maior fonte de inspiração. “As ideias surgem durante a madrugada, quando o sono vai embora o cérebro começa a funcionar numa velocidade incrível que até eu me assusto. No dia seguinte inicio a pesquisa na Internet e começo a ver o que existe sobre o assunto, qual a abordagem e como transformar aquela informação numa narrativa didática”, explica.

A história de Armando com a cultura vai muito além do canal que decidiu criar. O associado é professor e autor de cinco livros didáticos sobre mecanografia, contabilidade e custos, além de três volumes de administração e controle.

O servidor sempre se considerou um grande amante das artes, e todo esse amor também o estimulou a atuar na cena musical em Dias D´Ávila, região Metropolitana de Salvador, e foi produtor de um grupo vocal e fundou a banda marcial BAMDIDA - Banda Marcial de Dias D´Ávila, com 120 participantes.

Outra paixão que Armando cultivou antes de entrar na plataforma do YouTube foi a das artes plásticas com pintura em vitral. Suas criações chamaram a atenção e o servidor fez duas exposições no TRT5. “Foi um sucesso de vendas”, recorda. A atividade acabou sendo interrompida por não encontrar em Salvador quem fizesse serigrafia (técnica de impressão de imagens) em vidro.

Armando ressalta que nada disso seria possível sem o apoio e incentivo de sua esposa, também servidora do TRT5, Tania Varjão, que sempre o incentiva, participa e sugere temas e novas ideias.

Para conhecer mais sobre o associado ou enviar uma mensagem, acesse seu canal no YouTube, ou perfil no Facebook.

Confira o último vídeo 

Últimas