Omar Brito: associado produz documentários sobre histórias da Paraíba

Servidor do TRT13 resgata a memória do povo paraibano em série de documentários.

10/06/2021 11:41
A+ A-

Viajar pelo interior do país e conhecer diferentes histórias são algumas das atividades que o servidor do TRT13 Omar Brito gosta de fazer. O associado produz documentários com histórias do interior da Paraíba, contadas por quem viveu naquela região há 60, 70 anos.

Descobrir o interior do passado através das histórias que os idosos contam é o que Omar tem feito a cada produção. A ideia de conhecer “a vida de antigamente” no interior paraibano surgiu durante uma conversa com um colega que nasceu em Catingueira. Em meio aos relatos, a história que mais lhe chamou a atenção foi a do pai do colega. “Pensei que poderia fazer um filme sobre como era aquele mundo há 60, 70 anos.”

Conhecer e entender como era a vida de antigamente, seja no trabalho, educação, amor, família ou política, segundo Omar, serve como ponto de referência na comparação com os dias atuais. “Quando estou entrevistando, parece que estou vendo um filme”, relata.

Além de mergulhar nas histórias, conhecer lugares novos, paisagens e as belezas do sertão é outro ponto que o associado é apaixonado. “A viagem em si é um prazer inenarrável. São paisagens absurdamente lindas. Acho que todo o interior de nosso país tem belezas fantásticas.”

Outra colaboração importante que Omar tem é o apoio do amigo, também servidor do TRT13, Marinaldo Barros, que é assistente de produção do projeto. Sem ele não haveria a menor possibilidade de produzir os filmes, segundo Omar.

Ao todo, o associado tem quatro documentários produzidos até o momento. A primeira produção foi “Seu Honório”, filmado em Catingueira. Depois dessa experiência, o servidor gravou o segundo, chamado “O Coco é Oco”, feito em Sumé. Outras produções foram “Pedra”, com várias participações e “Fronteiras”, que se passa em Tavares.

No momento as produções estão suspensas devido a várias razões, como a pandemia da Covid-19, mas o associado garante que assim que tudo passar, novos documentários, com outras histórias e personagens, estão em seus planos.

Os documentários produzidos por Omar estão disponíveis no YouTube. Os interessados em entrar em contato com o associado ou enviar uma mensagem, devem acessar seu canal na plataforma ou enviar um e-mail para omar1964@yahoo.com ou omarxb12@gmail.com.

Para conhecer todos os trabalhos do associado, acesse seu canal no YouTube

Confira algumas produções do autor:


Fonte: Livia Lino, da assessoria

 

Últimas