Mostra de cinema de Tiradentes, 500 melhores discos da história, Miguel do Rio Branco no IMS e mais

Confira a programação completa no blog.

21/01/2021 14:31
A+ A-

Passamos da metade do mês de janeiro e chegou a hora de fazer planos para os próximos dias que ainda restam. Aqui no Espaço Cultural temos o Panorama para te ajudar a escolher: tem festival de cinema online e gratuito, uma sugestão de projeto musical para começar agora, live em realidade aumentada e também uma dica que pode ser aproveitada presencialmente.

Vamos lá?

Mostra de Cinema de Tiradentes

A 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes começa no dia 22/1 e seguirá disponível online até 30/1. A programação tem 114 filmes (31 longas, 2 médias e 81 curtas-metragens) brasileiros, além de debates, oficinas, shows e rodas de conversa.

A cineasta Paula Gaitán é a homenageada desta edição. Ela é diretora do videoclipe “A Mulher do Fim do Mundo”, protagonizado pela cantora Elza Soares, que faz parte da mostra, além de outros sete trabalhos: “Ostinato”, “Diário de Sintra”, “Exilados do Vulcão”, “Noite”, “Luz nos Trópicos”, e os inéditos “Ópera dos Cachorros”, curta, e “Se hace camino al andar”, média.

Acesse o site da Mostra de Cinema de Tiradentes e confira a programação completa.

500 melhores álbuns de todos os tempos, segundo a Rolling Stone

Na edição anterior do Panorama publicamos a dica de livros para quem pretende diversificar a leitura em 2021. Agora, compartilhamos o apanhado feito pela revista Rolling Stone com os 500 melhores álbuns de todos os tempos.

Vale começar em ordem decrescente, de acordo com a lista preparada pela equipe. Como dito na notícia, nada é para sempre e dependendo das novidades alguns discos são incluídos e, por consequência, outros perdem espaço.

Acesse a lista completa no site da revista Rolling Stone e escolha por qual centena deseja começar. Ou encare o projeto inteiro!

Miguel do Rio Branco no Instituto Moreira Salles de São Paulo

O fotógrafo Miguel do Rio Branco é um dos mais prestigiados no cenário contemporâneo por ser um intérprete do Brasil. Até 16/5, o Instituto Moreira Salles de São Paulo (IMS) vai abrigar a exposição "Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas" com 200 imagens que investigam temas como a sexualidade, a violência, a dor e a solidão.

Na mostra, há fotografias capturadas desde a década de 1970 com raras imagens em preto e branco, já que o fotógrafo é reconhecido pela utilização de cores e contrastes em suas narrativas.

Acesse o site para conferir algumas fotografias, caso não se sinta em segurança para visitar o IMS paulista. O museu segue todas as normas de segurança e orientações sanitárias, e está aberto de terça a domingo, das 12h às 18h. A visitação deve ser agendada pelo site com antecedência.

Live do Criolo em realidade aumentada

Após a temporada de lives realizada em 2020 por cantores e bandas do Brasil e do exterior, este mês, a programação ficou mais escassa. Mas, encontramos uma dica para o fim de semana: no sábado, 23/1, o cantor e compositor Criolo fará um show pelo Twitch, às 21h. A novidade do show será a utilização de realidade aumentada, a mesma usada no game Fortnite. Se quiser conferir, é só agendar a live!

Últimas