Com 50 anos de carreira, chargista exibe trabalhos no TRT4

03/10/2018 10:52
A+ A-

Autor do personagem "Rango", o chargista Edgar Vasques, natural de Porto Alegre (RS), tem 50 anos de carreira e muitos prêmios em seu currículo. Algumas de suas criações poderão ser vistas até o dia 31 de outubro, no Foro Trabalhista do TRT4, na capital gaúcha.

Durante a cerimônia de inauguração da exposição "Crocodilagem - o Brasil visto de baixo", Edgar comparou o trabalho que desenvolve como chargista com a atuação da Justiça do Trabalho, afirmando que em ambos os casos busca-se regular de forma civilizada os conflitos humanos. 

“A Justiça do Trabalho é indispensável em uma sociedade democrática para regular conflitos. O chargista faz isso no nível subjetivo. A linguagem do humor é privilegiada, porque promete o prazer do riso e entrega a consciência. Para rir da charge, você precisa entender o que o artista está dizendo, o problema que ele está abordando. Isso também é uma forma de mediar opiniões e diferentes posições da sociedade”, avaliou. 

Sobre a mostra

A mostra celebra os 50 anos de carreira de Edgar Vasques e reúne charges que utilizam o humor para estimular uma reflexão crítica sobre os problemas do país. Entre os temas abordados, aparecem o racismo, a reforma agrária, as ameaças à democracia, o poder da mídia e os conflitos ecológicos. A abertura da exposição também contou com uma sessão de autógrafos do novo livro de Edgar Vasques, intitulado “Crocodilagem, o Brasil visto de baixo”. A publicação traz 143 tiras do personagem “Rango”, criadas entre 2007 e 2018. 

*Com informações do TRT4

Últimas