Visite museus de São Paulo gratuitamente

26/09/2018 10:50
A+ A-

Quem passa em frente ao vão do Museu de Arte de São Paulo (MASP) às terças-feiras logo vê o burburinho de visitantes se preparando para subir ou descer os andares do museu que oferece entrada gratuita nesse dia da semana. De quarta a domingo, a entrada custa R$ 30 (inteira).

O Museu da Imagem e do Som (MIS) também é gratuito toda terça-feira. Lá é possível conferir o acervo com mais de 200 mil itens que contém fotografias, filmes, vídeos e cartazes, além de exposições regulares.

Além do MASP e do MIS, outros museus elegeram um dia para oferecer entrada gratuita aos visitantes que moram na capital ou estão de passagem. No sábado, a Pinacoteca não cobra ingresso e abre as portas para os apreciadores de arte contemporânea.

O Museu da Imigração, localizado na Mooca, também oferece gratuidade ao público todo sábado, das 9h às 17h. Ele é dedicado a contar as histórias de migrantes e imigrantes, e dispõe ainda de um jardim e uma biblioteca.

Com mais de 6 mil peças, sábado também é dia de visitar o Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera. O museu expõe temas relacionados à escravidão, religiosidade e memória.
O Museu de Arte Moderna (MAM), vizinho do Museu Afro Brasil também pode ser visitado de graça aos sábados. Também faz parte do circuito o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em frente ao Parque Ibirapuera, que tem obras de Picasso, Tarsila do Amaral e Kandinsky. Para o MAC, a entrada é gratuita todos os dias.

Outra opção para o fim de semana é o Catavento, um museu interativo que oferece 240 instalações sobre ciência e tecnologia com o objetivo de mesclar conhecimento e diversão. 

Para quem gosta de arte sacra, sábado também é uma oportunidade para conhecer uma parte do Mosteiro da Luz, onde está localizado o Museu de Arte Sacra. Lá é possível visitar uma exposição com presépios de vários países do mundo, e uma coleção de imagens de santos que datam do século XVI ao XX.

Os apaixonados por futebol podem comemorar: o Museu do Futebol, localizado dentro do Estádio Pacaembu também oferece entrada gratuita todo sábado, das 10h às 17h.

Últimas