Servidor do TRT1 tem mais de cem canções escritas e dois discos gravados

13/12/2017 17:31
A+ A-

Com mais de cem canções escritas, o servidor do TRT1, Fábio Carvalho, tem dois discos gravados, o primeiro, "Fonte Cristalina", e "Incomparável", que teve a participação de músicos da orquestra Antares Jazz Big Band e vocalistas do coral Soul Adorador. Como cantor e compositor, o servidor é conhecido por Fábio Luz, que define o seu estilo como pop gospel.

Sua primeira lembrança musical vem da infância: "meu avô materno era saxofonista e flautista de uma banda e ensaiava em casa. Eu, ainda bem pequeno, ficava horas vendo-o escrever partituras e executar as músicas clássicas. Meus tios maternos também compunham um grupo musical e, às vezes, eu acompanhava os ensaios deles."

Antes de se dedicar ao movimento evangélico, Fábio já escrevia suas próprias músicas, mas passou a compor canções gospel e cedê-las para outros artistas interessados em gravá-las, a partir de 1989. "Meu trabalho é autoral. Canto o que componho. A concepção de uma nova canção, quase sempre, passa pelas minhas próprias experiências pessoais. Como sou pastor evangélico, com mais de 29 anos de ministério, lido com pessoas e são justamente essas pessoas que me inspiram a compor", afirma. 

Além do CD e DVD, Fábio faz uma reflexão sobre a atuação musical contemporânea com a utilização de novas maneiras de distribuir o conteúdo produzido. "O músico, na atualidade, tem que estar antenado com as modernas tendências mundiais no que tange ao segmento musical. Hoje, com as chamadas redes sociais as pessoas compartilham material produzido nas mais diversas partes do mundo. Aliado a tudo isso temos as plataformas de streaming que esão sendo muito utilizadas pelas grandes gravadoras. O CD físico está em decadência e estas novas mídias são a tendência do momento."

Para ele, a atuação na Justiça do Trabalho contribuiu para dinamizar a carreira na música gospel. "Isso porque a segurança financeira proporcionada pelo meu trabalho no TRT1 possibilitou investir mais e melhor em minha música. No meu caso, superada a fase de construção dos arranjos em estúdio, conciliar trabalho secular com a de músico, mostrando as músicas ao público não é muito difícil, pois a mísica gospel tem como peculiaridade ser executada nas igrejas e estas, quase em sua totalidade, tem suas reuniões principais aos domingos", diz.

Conheça um pouco mais das músicas de Fábio Luz no canal do Youtube ou nos perfis do servidor no Facebook e Instagram (@fabioluzoficial).

Últimas