Compositora há 17 anos, servidora do TRT1 grava terceiro CD autoral

18/10/2017 17:31
A+ A-

Intuitiva e natural, é assim que a servidora aposentada do TRT1, Zedir Araújo, define o processo de composição musical que surgiu em sua vida após a aposentadoria, em 1994. Desde que se afastou do Tribunal, Zedir participa de aulas de canto e percussão na Cia de Voz Karla Boechat, no Rio de Janeiro.

Ela começou a compor no ano 2000, e de lá para cá reúne mais de 70 canções de sua autoria e dois CD’s gravados. O terceiro disco está a caminho e Zedir explica que o novo CD “que começo a gravar agora, é só de canções minhas onde eu faço homenagens à figuras importantes de nossa época: Caetano Veloso, Dercy Gonçalves, Vital Brasil, Cecília Meireles e outros.”

“Não sou profissional, sequer sei ler música ou tocar instrumento. Busquei cantar porque sempre gostei muito, desde criança. Mas como nunca estudei música, minha composição é totalmente intuitiva e natural. Levo minhas composições (melodia e letra) de cabeça pra Karla e ela faz as harmonias e as partituras pra mim. Eu só me apresento em audições de alunos da Cia da Voz Karla Boechat ou nos grupos de melhor idade dos quais faço parte”, disse.

Mesmo sem atuar profissionalmente, ela afirma que os discos são gravados para que as composições não se percam com o tempo. “Mas principalmente porque gosto muito e me divirto nesse processo de ver as canções que surgiram do nada na minha cabeça, tomando forma e ritmos e arranjos como se tivessem vida própria”, afirmou.

Essa “vida” surge da inspiração e principalmente durante as caminhadas diárias, como ela explica: “Acordo de manhã, saio pra caminhar todos os dias, e de repente a música brota na minha cabeça. Quando ela surge, eu não sei qual o ritmo, qual o tom, qual a nota, não sei nada. Só sei cantar o que está na minha mente. Levo pra Karla, para as aulas, e algumas vezes telefono pra ela, pra saber se está bom, se continuo, se mudo alguma coisa, e até mesmo saber se não pode ser plágio de alguma outra canção minha. Chego na aula com a nova composição na cabeça e saio da aula com ela harmonizada e escrita. É assim que acontece.”

Em processo de gravação, o terceiro disco deverá ficar pronto em breve, mas não será o último, se depender da animação e determinação da compositora. “Quando acabo um CD, já estou pensando em outro. Estou agora começando a gravar o terceiro, mas ainda tenho muita música pra compor e pra gravar”, disse.

Para escutar algumas canções de Zedir Araújo, acesse o canal da servidora no Youtube ou envie e-mail para zediraraujo@hotmail.com e saiba mais detalhes de sua produção musical.

Últimas