04/06/2009 14:02
![]() |
uma vez que ele amou,
ele amava
desde que ela amasse,
(Trecho de O verbo amar)
Muito além de fins estéticos, a poesia quer alcançar o coração e mexer com os sentimentos de quem lê. Mesmo que escrita, a linguagem aproxima-se muito da oralidade. A mensagem é muito mais importante do que qualquer regra, tanto estética quanto gramatical.
Essa forma de comunicar com o mundo encanta e atrai muita gente. Foi por esse motivo que o técnico judiciário do TRT da 2ª Região, Roberson Silva dos Santos desenvolve o dom de escrever como forma de comunicar com o mundo, falando do amor e das implicações que tal sentimento traz.
“O que estou querendo dizer com este escrito? Quando escrevo sobre amor, meu desejo é transmitir o que de melhor o amor pode dar: ele mesmo, através de atitudes que o demonstrem. Neste escrito, por exemplo, eu utilizo o verbo amar conjugando-o em todos os tempos verbais, ou quase todos, sendo que, na primeira parte, como precisa haver uma condição para se amar, então, não existe amor porque o amor não cobra condições, não precisa de razões para amar: ama-se, simplesmente, por amar, que é o dar-se, o doar-se, o entregar-se sem restrições que encontramos na segunda parte; e na terceira parte, finalizo com a pergunta: tu amas?, ele ama?, e assim por diante porque, se amar é uma atitude doadora de si mesmo realizada de forma incondicional e irrestrita, fica a pergunta para reflexão, inclusive para mim mesmo: eu amo?” (Roberson dos Santos)
Confira a íntegra de O verbo amar
“O verbo amar”
Eu amo
se tu amares,
tu amaste
uma vez que ele amou,
ele amava
desde que ela amasse,
ela amara
assim que nós amamos,
nós amaremos
caso vós ameis,
vós amaríeis
contanto que eles amassem,
eles amam
a menos que elas amem,
elas amaram
conforme eu amei...
...isto não é amar...
...amar é...
...eu amo
a despeito de tu não amares,
tu amaste
ainda que ele não amasse,
ele amava
mesmo que ela não amasse,
ela amara
embora nós não amássemos,
nós amaremos
apesar de vós não amardes,
vós amaríeis
não obstante eles não amarem,
eles amam
independente de elas não amarem,
elas amaram
sem a condição de eu amar...
...isto é amar...
...tu amas?
ele ama?
ela ama?
nós amamos?
vós amais?
eles amam?
elas amam?
eu amo?