BemViver
BEM VIVER GALERIA DE FOTOS NOTÍCIAS AÇÕES DO BEM VIVER

Bem Viver volta à estrada para levar saúde e lazer a servidores

01/01/2023 09:23 | Fonte:Assessoria

2022 marca a retomada presencial do Programa de Qualidade de Vida da ANAJUSTRA Federal após a pandemia.

Bem Viver volta à estrada para levar saúde e lazer a servidores
A+ A-

No ano em que voltamos a respirar um pouco mais aliviados, as ações do Programa Bem Viver voltaram a viajar pelo Brasil. E como é bom poder sentir o que só o contato físico é capaz de promover: os toques sensoriais da quick massage, reflexologia e shiatsu ajudaram a relaxar muitos servidores em diversos estados do país. O programa promoveu, ainda, ações pró-saúde e momentos de lazer. Tudo presencial!

“Após um longo hiato, foi muito bom retomar o Bem Viver com vários eventos em tribunais”, destaca o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente. De acordo com ele, o objetivo é continuar ampliando as ações e presenças em todos os órgãos do Poder Judiciário da União.

 Quick massage é sempre um sucesso entre os servidores Quick massage é sempre um sucesso entre os servidores - ANAJUSTRA Federal

De Norte a Sul, o ano contou com iniciativas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Ceará, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

“Foi a coisa mais maravilhosa que fiz. Estava passando por estresse bem alto, ir ali ser acarinhada pelas meninas me fez um bem danado. Saí de lá relaxada, tranquila”, relatou a servidora Mariliza Zanaroli, que aproveitou o Espaço Bem Viver, promovido no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT2).

Esse foi o primeiro contato da Mariliza com o shiatsu. Ela afirma que gostou tanto que aproveitou a desistência de um colega para fazer uma nova sessão. “Fiquei realmente relaxada, com energia renovada mesmo em poucos minutos”, ressaltou.

Nem o fato de estar em home office durante o evento a desanimou: “Quando eu vi o convite na intranet, me inscrevi na hora. Eu moro na Zona Norte de São Paulo, mas fui até a sede porque senti que iria me ajudar a sair um pouco do estresse do dia a dia. E quando vi vaga disponível, aproveitei de novo e foi uma delícia”, relembra Mariliza.

Juntos de novo

E foi o Espaço Bem Viver, realizado em julho no TRT2, que marcou a retomada presencial do programa. Ao longo do mês, os servidores aproveitaram as sessões de auriculoterapia, reflexologia e shiatsu facial, além de massagem.

Mas foi em outubro, com as comemorações alusivas ao Dia do Servidor, que o programa realizou a maior ação do ano, passando pelo TRT3, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e o TRF2.

Além das ações promovidas pela ANAJUSTRA Federal, o BemViver patrocinou diversos eventos alinhados com o objetivo do programa. Um deles foi a tradicional Festa Junina do TRT18 (GO), que beneficiou cerca de 1.500 participantes. Mas também teve apoio ao Passeio Ciclístico do TRT24 (MG), ao II Seminário Trabalho Decente do TRT7 (CE) e ao evento AposentadoRIA do TRT1 (RJ).

Ao todo, foram cerca de 2.500 pessoas beneficiadas por ações promovidas ou patrocinadas pelo programa ao longo de 2022.


“O sucesso dos eventos demonstra o quanto os servidores os aguardavam. Momentos como esses propiciam interação, redução de fadiga, descontração e alegria. Essa quebra na rotina contribui com o bem-estar no ambiente laboral e o aumento da produtividade”, ressalta Parente.

Servidora há mais de 20 anos, Mariliza garante: “Eu amaria se tivesse mais vezes ao longo do ano ações como essa. A vida contemporânea e toda essa correria deixa o corpo todo tensionado. São minutos milagrosos que mudam o nosso dia”, concluiu.

Quem participou recomenda

“Foi tão bom e relaxante que ajudou muito a aproveitar melhor o dia”, André Rinaldi - agente de polícia judicial do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT2).

“Foi muito bom ver os colegas aproveitando a oportunidade de descontrair durante o evento. Esse momento ajuda a quebrar a rotina e ajuda até que a gente converse mais com colegas que não atuam no mesmo setor, ajuda a socializar”, Jaul Ramalho de Castro - analista judiciário do Conselho Nacional de Justiça.

“Adorei muito esse mimo feito pela ANAJUSTRA para fazer a quick massage e o shiatsu. Foi muito bom, muito relaxante. Valeu a pena”, Márcia Rivera - Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3).

"Eu fiz a quick massagem e foi com mão de fada, simplesmente, maravilhoso. Vale a pena vir e participar dos eventos”, Magda Celeste Durão - Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3).

“É legal ter um momento diferente no dia de trabalho, é uma pausa rápida pra aproveitar o picolé que ajuda a descontrair”, Jairo Félix - analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Novo normal

Após dois anos do programa Bem Viver ser realizado exclusivamente no ambiente virtual, o retorno ao presencial foi celebrado por muitos. Mas os reflexos do período pandêmico se perpetuaram com a manutenção de alguns eventos híbridos.

“Acreditamos que alguns avanços impulsionados por aquele momento crítico vieram para ficar, como é o caso das lives. Em uma hora, reunimos milhares de pessoas de várias regiões do Brasil para acompanhar uma palestra pelo Youtube ou um sarau pelo Instagram. Isso democratiza o acesso a esses eventos, por reduzir distância e custo”, explica o presidente da ANAJUSTRA Federal.

O primeiro evento no formato híbrido do programa foi o Mês do Servidor, realizado durante todo o mês de outubro. “Percorremos alguns estados com ações pontuais, mas servidores de todo o país celebraram conosco nas lives e em ações virtuais que promoveram a interação entre eles e diversas homenagens”, exemplifica Parente.

Retrospectiva Bem Viver

Em seis anos, o Programa BemViver atendeu mais 53 mil servidores em ações de saúde, esporte, cultura e lazer em diferentes tribunais do Judiciário Federal. Com a necessidade de se adaptar à crise pandêmica, a entidade ajustou o formato e realizou 13 palestras virtuais e promoveu 28 edições do Bem Viver em Casa.

Queremos te ouvir

Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar sua experiência com uma da ações do programa Bem Viver?
Fale com a gente.