BemViver
BEM VIVER GALERIA DE FOTOS NOTÍCIAS AÇÕES DO BEM VIVER

Programação cultural para quem precisa ou prefere ficar em casa

14/01/2022 14:24

Filmes, séries e museus pelo mundo. Confira nossas sugestões para a próxima quinzena.

Programação tem filmes, séries e museus para curtir em casa.
A+ A-

Programação tem filmes, séries e museus para curtir em casa. - ANAJUSTRA Federal Programação tem filmes, séries e museus para curtir em casa. - ANAJUSTRA Federal

O início de 2022 não está sendo fácil para os brasileiros. O país está sofrendo um aumento acentuado nos casos de covid-19 à medida que a variante Ômicron se espalha. Aliado a esse cenário, o avanço da influenza H3N2 tem lotado os hospitais com uma epidemia de gripe.

Os casos confirmados de covid subiram desde a semana passada. A média móvel nos últimos sete dias foi a 60.072 - a maior registrada desde 29 de junho do ano passado (quando estava em 65.070). Especialistas acreditam que o número real é muito maior, devido à falta de testes e sistemas irregulares para relatórios e divulgação pública de dados.

Até agora, as mortes - em torno de 120 por dia - permanecem muito menores do que no ano passado, quando o Brasil foi brevemente o epicentro global do vírus, com mais de 3 mil mortes por dia.

Vários estados cancelaram as celebrações de carnaval, na esperança de retardar a propagação. Rio de Janeiro e São Paulo proibiram as famosas festas de rua, embora por enquanto ambas as cidades ainda planejem os desfiles das escolas de samba. Os cientistas temem que a escala total do surto só se torne clara nas próximas semanas.

Com todo esse cenário, o jeito é ficar em casa e aproveitar as possibilidades que ela oferece, como assistir a um bom filme ou maratonar séries pelas plataformas de streaming. Mas não deixe os cuidados de lado: use álcool em gel, mantenha a vacinação em dia e use máscara.

Filmes e séries

O Canto Livre de Nara Leão

O documentário apresenta a trajetória de Nara Leão (1942-1989) em cinco episódios pela Globo Play.

A produção que mostra a vida de uma das cantoras mais importantes da música brasileira traz entrevistas com nomes como Maria Bethânia e Chico Buarque, além de imagens e documentos que retratam a obra musical da "musa da bossa nova".

A direção do longa é de Renato Terra, cineasta de filmes como "Uma Noite em 67" e colunista da Folha.

A Filha Perdida

Durante as férias na Grécia, a professora universitária de meia-idade Leda Caruso (Olivia Colman) conhece Nina (Dakota Johnson), uma jovem mãe, depois que a filha de três anos de Nina, Elena, desaparece momentaneamente na praia. Leda encontra Elena e a devolve para Nina. Elena fica chateada depois de perder sua boneca favorita, que Leda pegou secretamente. Em flashbacks, é revelado que a jovem Leda (Jessie Buckley) também lutou para ser uma jovem mãe para suas duas filhas, Bianca e Martha, muitas vezes perdendo a paciência e se afastando de sua família.

O filme é uma adaptação do romance de Elena Ferrante e já conquistou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema de Veneza do ano passado. A direção é de Maggie Gyllenhaal. O filme está disponível pela NetFlix

O Livro de Boba Fett

É uma série de televisão, de faroeste americano, criada por Jon Favreau para o serviço de streaming Disney+ . Faz parte da franquia Star Wars e conta a história do caçador de recompensas Boba Fett, personagem que aparece em "O Retorno de Jedi" (1983).

Museus

E não são apenas filmes e séries ótimos passatempos para quem não quer correr o risco de sair de casa no fim de semana ou precisa ficar de repouso porque está com gripe ou covid. A tela do nosso computador pode ser transformada em verdadeiros museus e fontes de beleza e inspiração, com obras de arte do mundo todo.

A plataforma Google Arts & Culture permite que conheçamos alguns deles ao redor do mundo, como os Museus Frida Kahlo e D’Orsay. São obras incríveis e muito conhecimento de forma gratuita à disposição na sua tela.

Acessando a página pelo navegador Google Chrome, você ainda pode traduzir o conteúdo facilmente. 

Espetáculos

Para quem gosta de apreciar uma boa performance, daquelas que desafiam as leis da física com toda a beleza e maestria, o Cirque du Soleil, maior circo do mundo, tem uma plataforma com seus espetáculos que encantam adultos e crianças.

Horta em casa

Se as telas já não despertam mais a sua atenção, uma aposta pode ser uma atividade manual não muito pesada, como fazer uma pequena horta. Mesmo para quem não tem muito espaço, uma hortinha dentro de casa ou apartamento pode conter algumas ervas aromáticas, por exemplo.

Queremos te ouvir

Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar sua experiência com uma da ações do programa Bem Viver?
Fale com a gente.