BemViver
BEM VIVER GALERIA DE FOTOS NOTÍCIAS AÇÕES DO BEM VIVER

Emoções, luto e felicidade: confira os ensinamentos deixados pelo Lama na nossa live

09/04/2021 09:32

Baixe ainda um conteúdo extra preparado pelo Lama Rinchen. E assista mais uma vez essa conversa engrandecedora.

Em uma conversa de 120 minutos, o Lama Rinchen Khyenrab, que também é monge plenamente ordenado na Tradição Sakya do Budismo Tibetano,falou sobre diversos assuntos.
A+ A-

As emoções aflitivas surgem na nossa mente. Se 7 bilhões de seres humanos aspiram à felicidade, deveríamos viver somente a felicidade. Não é?

Lama Rinchen Khyenrab

Essa e as próximas frases ao longo desta matéria são um pouquinho dos ensinamentos deixados pelo Lama Rinchen Khyenrab, que também é monge plenamente ordenado na Tradição Sakya do Budismo Tibetano, durante uma conversa de 120 minutos, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 7/4, no Instagram e YouTube da ANAJUSTRA Federal.

Além de falar sobre como cultivar o equilíbrio emocional frente às dificuldades, o Lama falou ainda sobre a perda, o luto e a morte neste momento em que "estamos contando as mortes por uma doença". Outros temas abordados foram a meditação, a insônia e os propósitos de vida, incluindo aqueles relacionados a (in)satisfação com o trabalho.

Cultivar equilíbrio emocional significa cultivar o melhor que há em nós. Mas para isso, nós precisamos reconhecer que temos essas qualidades. E ter a intenção verdadeira de exercer a vida, no nosso dia a dia, com essas qualidades

Lama Rinchen Khyenrab

A conversa completa pode ser assistida (uma, duas, três vezes) tanto no Instagram da ANAJUSTRA Federal, onde o vídeo ficou gravado no IGTV, quanto no canal do YouTube da ANAJUSTRA Federal. Além do vídeo, o Lama Rinchen disponibilizou para os associados dois materiais, que poderão ser acessados nos links abaixo.

Baixar "Expressões da Espiritualidade Humana:Empatia, Compaixão e Resiliência"

Baixar "Os Nove Estágios da Meditação Shamata"

Lama Rinchen Khyenrab tem morada permanente no Mosteiro Sakya, em Cabreúva, interior de São Paulo. De lá, ele realiza cursos e treinamentos, que neste contexto de pandemia acontecem de forma online. Entre os cursos citados por Lama durante a live estão o "Workshop online: As Oito Consciências e As Cinco Sabedorias Búdicas" e o "Os Sete Pontos do Treinamento da Mente". Para mais informações, é possível entrar em contato o assistente do monge e Lama pelo WhatsApp do Mosteiro: (11) 99656-1807. 

Mais sobre o convidado

O monge tibetano chama-se Carlos Henrique Amaral de Souza. Ele formou-se em Engenharia Agronômica na UENP – Brasil. É pós–graduado em biotecnologia e agronegócios na Universidade de Cornell em Ithaca- NY – EUA. Estudioso e praticante budista há 30 anos, ordenado Monge em 2003, Mestre em Psicologia, Instrutor Certificado no Programa CBCT – Cognitively Based Compassion Training, pela Emory University – Center for Contemplative Science and Compassion-Based Ethics, Instrutor de Meditação e Professor da disciplina optativa “Regulação Emocional para Profissionais de Saúde: sustentando a motivação para cuidar” na Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein. Vem aplicando o protocolo do CBCT na área da saúde e educação em diferentes instituições, além de promover cursos para treinamento na aplicação do protocolo do CBCT no mundo corporativo, colaborando no alinhamento das qualidades, competências e afinidades humanas, baseadas na resiliência, empatia e altruísmo.

Monge Lama Rinchen Khyenrab - Arquivo pessoal Monge Lama Rinchen Khyenrab - Arquivo pessoal

A morte sempre esteve presente. Nós não víamos quantas pessoas morriam todos os dias. Será que eu passei a prestar atenção no quão preciosa e frágil essa vida é? Estávamos tão apegados na vida, que não percebíamos quantas pessoas estavam morrendo. É importante perceber que a morte não é um processo dicotomizado.

Lama Rinchen Khyenrab

Bem Viver em novo formato, "Em Casa"

Há mais de um ano, exatamente no dia 16 de março de 2020, a ANAJUSTRA Federal anunciou que suspendia temporariamente as atividades presenciais do Programa de Qualidade de Vida do Servidor — o Bem Viver. O objetivo era, de forma preventiva, seguir as recomendações do Ministério da Saúde (MS) para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). De lá para cá, a pandemia, infelizmente, não acabou e todos os eventos programados para associados e servidores do Poder Judiciário foram repensados.

Para dar continuidade ao Programa, seis lives foram realizadas pela ANAJUSTRA Federal em seu Instagram institucional. Os temas foram saúde física, mental, espiritual e financeira. Entre os convidados, pessoas que pudessem somar e trazer um pouco de experiência positiva na vida dos associados, em um contexto atípico para todos: o pandêmico.

O desafio era tornar os dias mais leves e agradáveis e, além das lives, isso foi possível graças à curadoria do blog Espaço Cultural - que permanece até hoje. Periodicamente, os associados têm acesso ao “Bem Viver em casa”, com dicas valiosas da agenda cultural que está por vir: lives musicais, teatrais, exposições online em museus nacionais e internacionais e muito mais!

O peso do ‘não’ é porque ele vai contra a minha ilusão. E o peso do ‘sim’ é que ele me dá uma responsabilidade de ser feliz.

Lama Rinchen

 

Queremos te ouvir

Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar sua experiência com uma da ações do programa Bem Viver?
Fale com a gente.