-
O TRT de Goiás concluiu a elaboração do planejamento estratégico alinhado aos objetivos do Plano Estratégico do Poder Judiciário, cumprindo assim a Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento foi entregue ao presidente Gentil Pio de Oliveira pelo consultor Peter Dostler, da empresa Gestão e Desenvolvimento – GD, que auxiliou na elaboração do planejamento estratégico doTribunal.
Instituída pela Resolução nº 70 do CNJ que estabelece 10 metas nacionais de nivelamento a serem alcançadas pelo Judiciário em 2009, a Meta 1 prevê que todos os tribunais desenvolvam seu planejamento estratégico até dezembro deste ano.
A proposta começou a ser elaborada em novembro quando o consultor da GD, Peter Dostler, entrevistou as principais lideranças do TRT para reunir dados sobre as expectativas de magistrados e diretores em relação às metas e rumos que a instituição deve tomar nos próximos cinco anos.
De acordo com o CNJ, as metas nacionais de nivelamento têm como objetivo proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidadão brasileiro Justiça.
Durante reunião com os gestores do Tribunal, Peter Dostler comentou a importância do planejamento estratégico para a instituição, definiu os conceitos envolvidos na proposta e ouviu as expectativas dos magistrados e servidores.
Foi apresentada uma proposta para o mapa estratégico do TRT/GO, onde consta a missão do Tribunal que será “servir bem a sociedade, facilitando o acesso do cidadão à Justiça e promovendo a solução dos conflitos trabalhistas de forma rápida e efetiva”. Ainda de acordo com o documento, oTribunal tem como visão para o futuro “ser modelo de gestão, referencial de credibilidade e respeito perante a sociedade pela excelência na prestação dos serviços judiciais”. O mapa estratégico contém os indicadores e metas de cada setor da instituição.
Fonte: TRT18