CSJT: novo modelo de gestão de TI enfatiza planejamento estratégico

26/08/2009 08:29 | Fonte:

-

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho instituiu, por meio de ato do dia 20 de agosto, o Modelo de Gestão do Portfólio de Tecnologia da Informação e das Comunicações do CSJT (Portfólio de TIC-JT). Entre as principais inovações trazidas em relação ao modelo anterior, de 2008, está a aderência plena às recomendações do Tribunal de Contas da União em aspectos relacionados à implantação das melhores práticas de governança de Tecnologia da Informação, como planejamento estratégico, planejamento estratégico de TI e comitê gestor de TI.

O novo modelo enfatiza a necessidade de se trabalhar com base em planejamento estratégico de tecnologia da informação, visto que, em face da elevada quantidade de demandas – sobretudo diante da acelerada informatização dos procedimentos na Justiça do Trabalho e da perspectiva de implantação do processo virtual -, torna-se imprescindível orientar e estabelecer prioridades para os projetos e investimentos de TI. Seguindo essa linha, as decisões sobre a aplicação de recursos devem ser tomadas em nível estratégico, por meio de comitê gestor representativo dos vários órgãos e entidades da Justiça do Trabalho. Por isso, o ato define as atribuições e a composição do Comitê Gestor de TI da JT, também conforme as orientações do TCU.

Segundo o assessor-chefe de Tecnologia da Informação e das Comunicações do Conselho, Cláudio Fontes Feijó, a gestão de portfólio engloba não somente a gerência de novos projetos, mas também o gerenciamento e a melhoria contínua da infraestrutura instalada e dos sistemas e serviços já implantados, evitando que se tornem obsoletos e inadequados ao longo do tempo. O assessor informa ainda que a aprovação do novo modelo permitirá planejar melhor a estratégia de tecnologia da informação da Justiça do Trabalho, pois ele favorece a colaboração e o intercâmbio de experiências entre os diretores de informática dos Tribunais.

O Modelo de Gestão do Portfólio de Tecnologia da Informação e das Comunicações do CSJT (Portfólio de TIC-JT) foi instituído por meio do Ato nº 133/2009-CSJT.GP.SE, assinado pelo presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho. O modelo de gestão anterior estava previsto na Resolução n.º 48/2008.

Fonte: TST

i want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spouse

Últimas