Acervo

ANAJUSTRA entrega guia impresso da reforma ortográfica

28/07/2009 16:44 | Fonte:

-

A+ A-

A ANAJUSTRA está entregando, junto com a 5ª edição do jornal ANAJUSTRA em Pauta, a versão impressa do guia prático da reforma ortográfica. Além das novas regras ortográficas, o guia traz exclusivo enfoque jurídico e um glossário de consulta rápida.

Foi pensando em facilitar a consulta e o entendimento dessas mudanças que a ANAJUSTRA produziu este manual para os servidores da Justiça do trabalho, profissionais que exercem, diariamente, funções que exigem domínio da língua.  “Os exemplos utilizados são aqueles que efetivamente usamos em nosso cotidiano social e profissional”, pontua a professora Irene Baleroni Cajal, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, responsável pelo guia.

Em vigor deste 01º de janeiro deste ano, o novo acordo ortográfico da língua portuguesa visa padronizar a grafia de oito países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) onde o idioma é falado. Mas os brasileiros ainda terão até 2012 para incorporar as mudanças sugeridas.

Novas regras

As alterações propostas pelo novo acordo ortográfico dizem respeito essencialmente ao uso de sinais (trema, acentos agudo, circunflexo e hífen), além do acréscimo oficial das letras "k", "w" e "y"no alfabeto. O Ministério da Educação (MEC) estima que 0,5% do vocabulário brasileiro será alterado.

A partir de agora, não é errado escrever "micro-ondas" --com hífen-- e "antissocial" --sem hífen. Também é correta a grafia das palavras "ideia" e "assembleia" sem acento. Vale lembrar que o que muda é a grafia. A fala continua a mesma, mesmo sem o trema ou sinais.

Se você é associado ainda não recebeu o seu, envie email para sede@anajustra.org.br

Uma versão online está disponível para todos na página de educação. Para acessá-la, clique aqui.