Acervo

Presidentes de Tribunais do Trabalho discutem agilização processual no CNJ

19/06/2009 08:54 | Fonte:

-

A+ A-

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Milton de Moura França, e os integrantes do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) foram recebidos hoje (18) no Conselho Nacional de Justiça. O encontro teve por objetivo discutir os dados apurados no levantamento Justiça em Números, elaborado pelo CNJ, relativos à Justiça do Trabalho.

Os representantes do TST e dos 24 TRTs foram cumprimentados pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, pelo desempenho da Justiça do Trabalho revelado no levantamento Justiça Em Números, elaborado pelo CNJ. O estudo revelou que o Judiciário Trabalhista é o ramo com menor taxa de congestionamento (44,6%) e o menor número de processos pendentes de julgamento (3.052.261).

O ministro Gilmar falou aos magistrados sobre a meta do CNJ de garantir que todos os processos distribuídos até 2005 sejam identificados e julgados, e propôs que se utilize a criatividade para atingir esse objetivo. Ele sugeriu que tribunais convoquem juízes auxiliares para ajudar os magistrados, por exemplo, durante um determinado período, e sejam cautelosos quanto à criação de novos cargos, pois a perspectiva é de diminuição do número de processos.

O ministro Gilmar Mendes lembrou, ainda, das carências existentes no Judiciário como um todo. E pediu o apoio dos magistrados no sentido de apoiar os diversos programas do CNJ, tais como as ações de conciliação, o programa de integração do Judiciário e a implantação das Casas de Justiça e Cidadania, entre outros. O ministro pediu também o apoio dos presidentes para o aprimoramento e aperfeiçoamento de modelos que levem a uma maior eficiência do Poder Judiciário.

O ministro Milton de Moura França reafirmou o engajamento da Justiça do Trabalho nas metas do CNJ e citou, como uma das iniciativas principais no sentido da agilização de julgamentos, o desenvolvimento do processo virtual por meio do Projeto SUAP – Sistema Unificado de Acompanhamento Processual, que interligará todas as instâncias da Justiça Trabalhista. O escopo do SUAP tem sido aperfeiçoado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Fonte: TST

 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester ny
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester ny
why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheat
abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuum
abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuum