Acervo

Governo lança nova carteira de trabalho

30/04/2008 00:00 | Fonte:

-

A+ A-
O governo lançou nesta quarta-feira (30) a nova carteira de trabalho. Com aparência de um passaporte, o novo documento tem o objetivo de dificultar fraudes e informatizar toda a vida do trabalhador.

Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a nova carteira deverá ser implantada até agosto deste ano em todas as unidades da federação. O documento terá um código de barras que permitirá ao trabalhador acessar as diversas informações de sua vida laboral, desde seguro desemprego, abono salarial, até o saldo o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O Ministério do Trabalho, através de uma parceria com o Ministério da Previdência, fornecerá através desse código de barras as informações sobre contribuição previdenciária, o tempo para se aposentar e quanto seria a pensão no dia da consulta, de acordo com os exemplos citados por Lupi.

"Nós vamos inserir os trabalhadores na era da informática", disse o ministro do Trabalho em evento no Palácio do Planalto.

Junto com a nova carteira de trabalho o governo, lançou um cartão de identificador do trabalhador, que, para ser efetivado, ainda necessita de um decreto do presidente da República. O cartão terá o mesmo efeito do código de barras, ou seja, facilitar a consulta de informações em agências e terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.

No cartão constará uma foto e a digital do trabalhador. Para o presidente Lula, ele poderá ser usado como uma nova carteira de identidade.

O ministro do Trabalho afirmou que, por enquanto, os trabalhadores que já têm a carteira antiga não precisam trocar para a nova. Na avaliação de Lupi, levará de 6 a 8 anos para que todas as 50 milhões de carteiras em circulação pelo país sejam trocadas por novas. Lupi afirmou que são emitidas por ano de 5 a 6 milhões de carteiras de trabalho.

Fonte: G1
why did my husband cheat why my husband cheated on me cheated on my husband