Acervo

FGV: Coordenadores fazem balanço do curso

23/07/2007 00:00 | Fonte:

-

A+ A-
Após três meses de parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) na realização da especialização à distância Excelência em Gestão para Profissionais da Justiça, a ANAJUSTRA ouviu os dois coordenadores do curso, Prof. Ernani Calhao e Profa. Marta Maia, para um balanço dos trabalhos. Confira:

O público do Judiciário é ativo e crítico, diz Maia

Profa. Marta, que balanço a senhora faz do curso de pós-graduação realizado pela FGV e ANAJUSTRA até o momento?
O balanço não poderia ser mais equilibrado, alunos adquirindo e formando conhecimentos, participativos, engajados e interessados. Os professores estão acostumados com alunos inteligentes e participativos, mas estão surpresos com este público que além de tudo é ativo e crítico.

Como está sendo a adaptação dos alunos em relação ao método de ensino a distância?
Na plenária de abertura, os alunos têm quatro horas de treinamento em navegação e metodologia e são bem suportados pela equipe de monitoria. Além disso, há um período de ambientação para apresentação da metodologia de EAD e uso das ferramentas de ensino e aprendizagem. Em média, as apresentações acontecem vinte dias antes do início da primeira disciplina, o que diminui em, praticamente, 90% a procura dos alunos para dirimir dúvidas.

Qual a avaliação da FGV em relação ao trabalho com um público tão especifico, o Judiciário?
Para o GVnet tem sido uma experiência gratificante. Os estudantes, além de inteligentes e participativos, são críticos e ativos. Deixam discussões em sala de aula, na internet, chats e fóruns, cada vez mais edificantes. Os alunos foram muito bem selecionados, por isso o curso vai além das expectativas e a FGV mantém a excelência.

Quais os próximos desafios e as expectativas para o trabalho?
Dar suporte adequado, informações contínuas e atendimento, além de manter a qualidade dos materiais e aulas. Nossa maior expectativa não pode ser outra que oferecer o melhor curso, com os melhores conteúdos, os melhores materiais e a melhor equipe de apoio, já que temos os melhores alunos, ou seja, é a completa satisfação do aluno.


Curso enfrenta desafios históricos do Judiciário, destaca Calhao

Ernani Calhao, coordenador de Educação à Distância da ANAJUSTRA e professor da primeira disciplina da pós-graduação, acredita que o curso irá formar um grupo com habilidade para enfrentar um grande desafio no Poder Judiciário, realizar planejamento estratégico.

Segundo o professor, muitas vezes realizam-se cursos que na prática não modificam o desempenho finalístico do órgão. Aumenta-se o capital social humano sem repercutir em melhoria dos serviços para os cidadãos. ?Isso está mudando, o Curso Excelência em Gestão vai criar um novo modelo institucional que diminui a burocracia e propõe o gerencialismo como alternativa contemporânea de prestação de serviços públicos?, destaca.

Para o professor, a parceria com os Tribunais é uma iniciativa importante para a ANAJUSTRA enquanto associação, a fim de promover o interesse público na exata medida em que investe em seus associados. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos com temas de interesse dos Tribunais poderão ser implantados nas instituições. Calhao afirma que o curso está excelente e os alunos estão muito motivados. ?Um dos grandes desafios para a Justiça é implantar um Planejamento Estratégico e, este curso está intensificando disciplinas, que irão gerar um grupo expressivo de técnicos com tal habilitação?.

Ele ressalta a iniciativa do TRT de São Paulo em oferecer bolsas de capacitação para servidores, com recursos do próprio orçamento da Justiça do Trabalho. ?Essa não é uma proposta nova, entretanto esses recursos não eram otimizados tendo em vista a ausência de uma diretriz estratégica onde a capacitação pudesse alcançar objetivos buscados pelos Tribunais?, afirma.

Leia mais: Servidores fazem balanço positivo da especialização FGV/ANAJUSTRA
will my girlfriend cheat site cheat on my girlfriend
why did my husband cheat why my husband cheated on me cheated on my husband
my boyfriend thinks i cheated allpaul.com i cheated on my boyfriend with a black guy
when your wife cheats read how to know your wife cheated