Acervo

Lei amplia uso de dinheiro do FGTS

22/06/2007 00:00 | Fonte:

-

A+ A-
O governo federal publicou no Diário Oficial da União de ontem a lei que cria o fundo de investimento em infra-estrutura com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS). A lei também autoriza o trabalhador a usar parte do FGTS em aplicações financeiras.

Pela lei, o governo poderá investir R$ 5 bilhões do patrimônio líquido do FGTS nesse fundo de infra-estrutura. O objetivo é usar os recursos em obras de energia, rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e saneamento, previstas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o secretário-executivo do FGTS do Ministério do Trabalho, Paulo Furtado, em uma primeira etapa, as aplicações serão feitas exclusivamente pelo governo. Ele explica que antes de abrir a possibilidade para os trabalhadores investirem individualmente, o conselho curador do fundo, formado por governo, trabalhadores e empresários, fará uma avaliação da rentabilidade e dos riscos. ?Queremos oferecer um produto de qualidade, que tenha reconhecida sua performance?, diz Furtado.

O secretário informa que não há prazo determinado para a abertura à participação individual. A data vai depender do conselho curador. Os trabalhadores poderão aplicar até 10% do saldo de sua conta do FGTS e terão isenção de Imposto de Renda sobre os ganhos.

Os recursos do FGTS destinados pelo governo ao PAC terão remuneração mensal, no mínimo, igual à atualmente aplicada às contas vinculadas: Taxa Referencial (TR) mais 3%. ?É uma forma de fazer com que os trabalhadores não tenham prejuízo?, afirma Furtado.

Porém, no caso das futuras aplicações individuais, não haverá garantias desse rendimento mínimo, ou seja, o trabalhador estará sujeito aos riscos do mercado. Depois da publicação da lei, o próximo passo é regulamentá-la, o que será feito nos próximos dias.

Segundo Miguel de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças , Administração e Contabilidade (Anefac), para um bom resultado é necessário aplicar os recursos no fundo em obras de curta duração, para evitar risco de o dinheiro ser perdido em uma obra que não seja concluída.

Fonte: O Estado de S. Paulo
abortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuum
abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuum
wife cheated on me now what link wife wants to cheat